terça-feira, 2 de abril de 2013

Mobilização parou a Cotrijui na manhã desta terça-feira


 

Trabalhadores, produtores rurais e associados da Cotrijui realizaram uma grande manifestação em frente a sede da empresa em Ijuí hoje pela manhã. O ato é para chamar a atenção da sociedade aos problemas pelos quais a cooperativa está passando.

Associados, Produtores e Lideranças realizaram ato
conjunto com os trabalhadores
Os trabalhadores da empresa estão com salários em atraso e as rescisões de demissões ocorridas recentemente não foram pagas pela nova direção. “Estão demitindo os trabalhadores e mandando procurar os direitos na justiça”, explicou um trabalhador demitido. “Não é só o salário em atraso. Queremos de volta a nossa dignidade. Queremos respeito. Estamos passando vergonha, com nossos compromissos em atraso”, dizia uma trabalhadora.

Eram 7 horas da manhã quando teve início a mobilização. Os trabalhadores e associados se posicionaram em frente aos portões da cooperativa, impedindo o acesso a empresa enquanto trabalhadores que estavam em atividade saiam para se juntar a mobilização. Sindicatos de comerciários de toda a região se mobilizaram e estiveram presentes. Além de sindicalistas e trabalhadores, lideranças ligadas a entidades e federações do estado participaram ou acompanharam o ato, o mais representativo desde o anúncio da crise que atingiu a cooperativa no ano passado.

Lideranças de entidades e
Federações do estado
Além de Guiomar Vidor, presidente da Fecosul, acompanharam o ato o Presidente Fecoagro, Rui Polidoro Pinto; Presidente da Farsul, Carlos Sperotto e o Presidente da Ocergs Vergilio Frederico Perius.

Também estiveram presentes os  presidentes dos Sindicatos de
trabalhadores do Comércio de Dom Pedrito, Eder Barreto
Gladimir Ribeiro da Silva
Sindicato da Alimentação
acompanhado de Ricardo da Silva; de Santiago, Carlos Alberto Ataides Floriano; de São luiz Gonzaga, Américo Fabrício Pereira; de Três Passos, Moacir Zagonel e diretores dos Sindicatos de Caxias do Sul e Santa Maria. O presidente do Sindicato da Alimentação de Ijuí, Gladimir Ribeiro da Silva, também acompanhou a mobilização.

As manifestações foram abertas pela vereadora e Presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, Rosane Simon. Rosane agradeceu a mobilização dos Sindicatos da região, dos trabalhadores, de produtores e associados. “A presença de cada um de nós é muito importante, para mostrarmos para a sociedade que não é com discurso que a cooperativa vai sair desta situação. A sociedade quer respostas e ações e é isto que estamos exigindo”, explicou Rosane.

Guiomar Vidor
O Presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor, falou em seguida. Ele explicou aos presentes que diversas reuniões, inclusive duas no Ministério Público do Trabalho, já foram agendadas com a direção da empresa, sem que houvesse respostas a situação dos trabalhadores. “Estamos mobilizados porque queremos uma solução para este momento de impasse e de incertezas. Quem tem que mostrar os caminhos e dar as respostas é a direção”. Guiomar lembrou que a mobilização não é política, de estar ao lado da situação ou da oposição à direção, mas é para reanimar a Cotrijui. “Queremos que a cooperativa retome o seu rumo, assuma os seus compromissos com os produtores, associados e trabalhadores. São mais de 2500 empregos que estão em jogo”, concluiu.

O sentimento entre os associados era de apoio aos trabalhadores. “A máquina da empresa são os seus funcionários”, dizia em deles, em sua fala. “Quero parabenizar esta manifestação, pois é hora também dos associados entrarem em ação e participarem do dia a dia da cooperativa. Também exigimos respostas”.

Paulo Pacheco
Paulo Pacheco, do Sindicato de Caxias do Sul e diretor da Fecosul, conclamou para que a direção mostre a que veio. “Eles foram legitimamente eleitos e assumiram em meio a esta crise, mas até agora não disseram ou explicaram a que vieram. A direção da empresa está faltando com os trabalhadores, ao não dar respostas para os problemas que todos estamos enfrentando”.

Ainda nesta tarde, a diretoria do Sindicato e da Fecosul irá a Santo Ângelo para mais uma audiência agendada no Ministério Público do Trabalho com a direção da Cotrijui. A ideia é de que a empresa assuma o compromisso de saldar os salários dos trabalhadores e mostre como fará isso.

“Estamos aqui defendendo os trabalhadores, mas estamos também do lado dos associados e dos produtores. Queremos salvar a nossa cooperativa”, disse a presidenta do Sindicato em Ijuí, Rosane Simon. Eram 10:30 horas quando a mobilização se desfez, liberando o acesso à empresa.

Rosane Simon
“Estamos felizes porque cumprimos a nossa meta hoje, que era chamar a atenção da sociedade para os problemas da empresa. Chega de discurso. Queremos respostas imediatas e ficaremos atentos e vigilantes. Se nessa reunião de hoje no Ministério Público do Trabalho não tivermos resposta, outras ações serão realizadas.”, concluiu a Sindicalista.



Panfleto distribuido a população, pede respostas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário